PAZ - Blogue luso-brasileiro
Sábado, 21 de Abril de 2018
FELIPE AQUINO - QUAIS OS PROBLEMAS QUE GERARAM A INQUISIÇÃO ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é fácil, mas todos precisamos entender o que foi e porquê aconteceu a Inquisição, para que possamos explicar as pessoas essa história que não é contada nas escolas…

 

 

 

Witch-scene4-300x253.jpg

 

 

 

Os pecados dos filhos da Igreja nos séculos IX a XIII, foram um “meio de cultura” para o crescimento da fortíssima heresia dos cátaros, que acabou dando início à Inquisição. Isso os ajudou a fazer muitos adeptos entre o povo e o clero, como também aconteceu com o protestantismo cerca de três séculos depois. Uma heresia nunca surge sem motivo.

A história universal e a da Igreja mostram que os grandes erros foram precedidos por outros, assim como foi o comunismo, o nazismo, e também com a grande heresia cátara.

Sabemos que a Igreja sofreu muito por causa dos maus exemplos de muitos dos seus filhos (luxo,corrupção, simonia, investidura leiga, vida devassa de alguns clérigos, nicolaísmo (padres vivendo no concubinato); isso deu alimento aos hereges. O poder temporal da Igreja com o advento do Estado Pontifício a partir do século VIII, bem como a difícil situação do feudalismo, prejudicou muito a vida e a conduta do clero. Ainda hoje os maus exemplos continuam sendo o pior inimigo da fé católica.

Os grandes papas, bispos e monges reformadores, sentiram o risco que a Igreja corria; entre eles o Papa Gregório VII (1073-1085), São Bernardo, São Francisco de Assis, São Domingos de Gusmão, que com uma firme decisão trabalharam para a salvação da Igreja, sem sair do seu coração, e sem deixarem de lhes ser fiel apesar dos pecados dos seus filhos.

 

 

para_entender_a_inquisicao.png

 

 

No entanto, outros espíritos fracos e exaltados, até mesmo com fama de santidade, rejeitaram a disciplina e a obediência à Igreja, e quiseram reformá-la sem o devido respeito, caindo nas heresias. Esses não souberam separar a Igreja, santa, de seus filhos pecadores, e acabaram rejeitando-a, com outros erros.

Por causa do mau comportamento e luxo por parte do clero, uma intensa onda de contestação surgiu dentro e fora da Igreja; tanto assim que os melhores papas e santos buscaram fazer a “reforma” que a Igreja precisava. Cristo prometeu que o Espírito Santo ensinaria à Igreja toda a verdade (cf. Jo 16,13), isto é, ela é infalível quando ensina a “sã doutrina” (cf. Tt 1,9; 2,1; 1Tm 1,10); mas não prometeu à Igreja impecabilidade para seus filhos, nem mesmo para o Papa. Infalibilidade não quer dizer impecabilidade. E a Igreja sentiu o peso da fraqueza humana de seus filhos nos difíceis séculos.

A riqueza e o poder da Igreja e de muitos leigos nos séculos XII e XIII eram motivos para que os hereges a acusassem, o que despertou em almas santas, como São Francisco, São Domingos, Joaquim de Fiori, Norberto de Xanten, Roberto de Arbissel e muitos outros, o desejo de viver mais plenamente a pobreza evangélica e a pregação ambulante.

 

Leia também: Inquisição: uma breve história

História da Igreja: A Inquisição (Parte 1)

História da Igreja: A Inquisição (Parte 2)

A origem da Inquisição

 

Por outro lado, a Igreja, tendo o imenso Estado Pontifício reconhecido por Carlos Magno (†814), com cerca de 40.000 km2, cobrava taxas e impostos pesados nas suas cidades. Tudo isso deu margem ao aparecimento de muitos pregadores itinerantes, espalhando ideias revolucionárias contra a Igreja, contra o Papa, contra os dogmas, contra a hierarquia e contra os sacramentos. Foi um movimento herético que atingiu clérigos e leigos e teve apoio de nobres e de governantes. Foram os gnósticos cátaros que se espalharam por quase toda a Europa. Chegaram a constituir uma “anti-igreja” que ameaçava a Igreja verdadeira.

O concílio regional de Trosly disse com toda razão: “Os maus padres, que apodrecem na esterqueira da luxúria, contaminam com a sua conduta todos aqueles que são castos, pois os fiéis sentem-se inclinados a dizer: ‘são assim os padres da Igreja!’” (Rops, Vol. II, p. 553).

Nos séculos X e XI houve papas despreparados, impostos pelos nobres ou pelos imperadores. De 896 a 960 o papado esteve nas mãos dos Teofilactos, rica e ambiciosa família toscana. Depois disso o trono de São Pedro passou a ser disputado entre a nobreza romana e o imperador germânico. Diz Daniel Rops que “reapareceram os conflitos sangrentos, em que papas sobre papas desaparecem misteriosamente, e que surgem antipapas – a certa altura a Igreja chegou a ter três papas eleitos ao mesmo tempo” (Roma, Pisa e Avinhão) e as famílias poderosas digladiavam-se para fazer o papa. O último papa dessa série foi “Bento IX (1033-1045), que, sagrado aos doze anos e já cheio de vícios, acumulou tantos escândalos que o povo romano acabou por revoltar-se contra ele e o pôs a correr” (Rops, Vol. II, p. 545). Se a Igreja não fosse divina teria naufragado.

 

hitoria_da_igreja_idade_media.png

 

 

Os historiadores cristãos são unânimes em afirmar que a maior prova de que a Igreja Católica é divina, é o fato de não ter sucumbido nesta época, mais do que no período da perseguição romana. A Barca de Pedro estava à deriva; não fosse a Promessa do Senhor – as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela (Mt 16,18) – teria sucumbido.

É claro que uma situação assim abre as portas para todo tipo de revoltas contra a Igreja. Foi num quadro deste que surgiu a pior heresia como uma reação contra a Igreja e o clero decadente. O fato mais grave se deu em Orleans, na França, em 1022, na qual a heresia cátara maniqueísta se organizou em seita; padres, cônegos, professores e até o confessor da rainha lhe deram a sua adesão. Passou-se então a ensinar uma fé que continha uma rebelião contra a Igreja estabelecida, com a recusa dos dogmas e dos mistérios cristãos, especialmente a negação da Encarnação, da Paixão, da Ressurreição, abandono do culto, da hierarquia, das imagens. Foi uma subversão contra a ordem e a doutrina estabelecidas há séculos.

Naturalmente isso provocou uma forte reação dos imperadores cristãos e da Igreja. Mas é importante dizer que os grandes homens e mulheres da Igreja souberam reconduzi-la aos poucos ao bom caminho. Houve grandes homens e mulheres que levantaram a Igreja. Nunca faltaram monges, bispos e papas santos que a restauraram.

Foi exatamente nesses tempos difíceis de Inocêncio III (1198-1216), onde a heresia cátara se espalhou violentamente no sul da França, e que surgiram os gigantes São Francisco de Assis, São Domingos de Gusmão, Santo Antônio, e tanto outros santos.

Infelizmente muitos de fé imatura não conseguem separar a “Pessoa” Santa da Igreja, das “pessoas” pecadoras, que também pertencem à Igreja, e acabam rejeitando a santa Mãe. É como aquela estória de alguém que encontra uma criança em uma água suja dentro de uma bacia e, querendo se livrar da água suja acaba jogando fora a água com a criança! Isso aconteceu muito na história da Igreja.

Lutero revoltou-se contra a Igreja também por causa dos pecados dos seus filhos; e o mesmo se deu com muitos outros. Ao contrário, por exemplo, de uma Santa Catarina de Sena (1347-1380), que nunca deixou de se submeter à Igreja e ao Papa, mas soube dizer ao Papa Gregório XI (1370-1378), em Avinhão, na França que voltasse a Roma, porque “sentia o cheiro fétido do inferno em sua corte”.

Por isso João Paulo II afirmou um dia: “A Igreja não precisa de reformadores, mas de santos”; eles foram os verdadeiros reformadores da Igreja, sem a desprezar. Os outros a apedrejaram. O Papa Bento XVI em um artigo contra a Teologia da Libertação [marxista], deixou claro que toda heresia traz dentro de si um “núcleo de verdade”, envolvida por uma camada espessa de mentira, e quanto mais forte é este “núcleo de verdade”, tanto mais difícil será vencê-la.

 

 

voce_sabe_o_que_foi_a_inquisicao.png

 

 

Assista também: O que foi o Tribunal da santa inquisição?

 

No caso da Teologia da Libertação, este núcleo de verdade é a importância de defender o pobre e o oprimido, mas a espessa camada de mentira é realizar essa obra por meio do marxismo ateu, da luta de classes, da violência, do maquiavelismo e do ódio entre os irmãos de classes diferentes. É o desprezo da vida espiritual em face da luta social. Os meios não justificam os fins e a moral católica não admite que se faça o bem por meios maus.

As pessoas que não possuem uma formação religiosa adequada, ou que se acham mais “doutas” que o Sagrado Magistério da Igreja acabam “encantados” com o “núcleo de verdade” das heresias – e que se torna o seu motor propulsor – e não veem a mentira e a falsidade que a envolve. Desta forma agem segundo o perigoso princípio de que “os fins justificam os meios”, o que a Igreja sempre condenou. No fundo é o pecado do orgulho espiritual que se sobrepõe à Igreja.

 

Para compreender melhor este assunto sugerimos a leitura:

De maneira simples e objetiva: Você sabe o que foi a Inquisição?

Um estudo mais aprofundado: Para Entender a Inquisição

 

 

 

Retirado do livro: “Você sabe o que foi a Inquisição?”. Prof. Felipe Aquino. Ed. Cléofas.

 

 

 

 

FELIPE AQUINO - Escritor católico. Prof. Doutor da Universidade de Lorena. Membro da Renovação Carismática Católica.

 

 

 

 

 

 



publicado por Luso-brasileiro às 14:35
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Julho 2023

Junho 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

favoritos

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINEL...

pesquisar
 
links