Foi escola primária e deu lugar à sede da Junta de Freguesia de Santa Marinha. Hoje, depois das obras de requalificação no rés-do-chão, o edifício alberga também uma sala de professores, multimédia, bibliotecas, auditório multiusos e o museu da Escola das ‘Palhacinhas’. Este último consegue transportar o imaginário dos visitantes para uma experiência vivida há muitos anos atrás.
Além da sala de aula, equipada com material que pertencera ao velho estabelecimento de ensino, onde se pode observar antigas carteiras, mapa-mundo de Portugal sobre tela e livros escolares em uso nas escolas primárias dos anos quarenta e cinquenta, há junto ao museu, salas de convívio, biblioteca, sala de retratos dos antigos Presidentes da República e beneméritos da extinta escola das "Palhacinhas".
Relativamente ao auditório, com capacidade para 120 pessoas, neste está exposto um retrato de Caetano de Pinho, que instituiu, em 1908, um prémio a ser atribuído ao melhor aluno das " Palhacinhas ".
Deve-se realçar a prestigiosa colaboração de Isaura Ramos, coadjuvado por José Costa, que não pouparam esforços para que o museu fosse aberto na data prevista.
"Tudo o que está nas salas, excepto na de professores, são peças restauradas", salientou Joaquim Leite, visivelmente satisfeito com a renovação do equipamento.
Na cerimónia, para além do anfitrião santamarinhense, estiveram presentes o presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, bem como o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
Do "Notícias de Gaia" de 17/12/2009
OS MEUS LINKS