Nem adianta a Vandete tentar. Hoje eu vou fazer de um jeito diferente. Aff, me irrita tanto isso que ela faz!! Gente, que coisa chata. Eu adoro pipoca. Mais do que adoro, na verdade, acho que comeria pipoca todos os dias, se pudesse ou se ninguém me enchesse o saco (se fosse de pipoca, tudo bem, hehe). Hoje não vai ter conversa! Já tenho tudo esquematizado.
A Vandete e eu somos amigas de trabalho. Faz cinco anos que trabalhamos na mesma empresa, como secretárias. Nossas mesas ficam ao lado uma da outra e nossos chefes são sócios. Eu cuido das coisas do Dr. Osmar e ela, do Dr. Roberval. Até que a gente nem pode reclamar deles, porque pagam direitinho, dão vale-transporte e “tique” refeição. Daí que quando eu entrei na empresa, uma semana depois da Vandete, ela foi super gente fina comigo. Ensinou tudo que eu tinha que fazer e até me corrigiu umas “coisa” que eu falava errado. Reconheço as bondades que ela me fez, mas, olha, eu preciso desabafar, tem certas atitudes dela que eu simplesmente não aceito! A Vandete é muito gulosa!
Desde o começo nós combinamos de almoçarmos juntas, lá no “Serv service” perto da empresa. Os chefes não ligam de sairmos juntas, porque nesse horário o boy, o André, topou ficar atendendo ao telefone e recebendo correspondência. Claro que ele pediu para ficar usando o Facebook enquanto isso, mas até agora, graças a Deus, ninguém descobriu... Bom, daí eu e a Vandete nunca demoramos e levamos sempre nosso “tique alimentação”. A coisa já começa por aí. Eu que não sou boba, aproveito para entrar na fila primeiro, porque a Vandete, com aquela gula dela, sempre pega o mais gostoso antes de mim! Algumas vezes, até, eu só descubro que era o mais gostoso depois que vejo no prato dela, mas ela sempre pega o último e eu fico só olhando. Pra vocês verem, um dia desses eu corri para fila e peguei o de sempre: arroz, feijão, macarrão, maionese e farofa. Depois fui ver as carnes, mas só tinha um bifê a rolê, um filé de sardinha e dois “peito” de frango. Como eu amooo frango, peguei logo os dois pedaços e o bifê a rolê, que tava com uma cara ótima. Atrás da Vandete vinha uma senhorinha, tadinha, magrinha que só ela. Fiquei besta quando vi a Vandete pegar o filé de sardinha inteiro para ela! Com é que pode!?! E a educação? E eu parece que me lembro que ela nem gosta muito de peixe, sei lá... O pior é que o bifê a rolê nem tava tão gostoso, mas eu comi mesmo assim, porque sei que a Vandete gosta e se eu deixasse no prato, eu é que seria a errada, como sempre...
Apesar desses costumes feios dela, eu gosto da Vandete e porque sou uma pessoa boa, convido a Vandete para ir ver filmes comigo, lá em casa, de sábado à noite. A pipoca fica por minha conta, porque gosto dela feita do meu jeito. Na minha eu coloco molho de pimenta e pedaços de queijo. Na da Vandade, não ponho nada especial, só sal porque ela nunca pediu. É só pedir que eu faço igual, mas como não sei, acho melhor comer o queijo sozinha mesmo. O que me irrita é que eu faço uma bacia para mim e outra para ela, um pouco menor. O cúmulo da gula é ela comer a dela primeiro e ficar olhando para minha bacia, como quem quer mais! Uma vez até perguntei se ela queria um pouco da minha, mas quando ela enfiou a mão e tirou ela cheia de lá, com vários pedaços de queijo, senti uma fúria que nem sei explicar! Que gulodice!!! O filme até perdeu a graça para mim... Daí, não deixei barato, bebi inteirinho o refri de 2 litros que ela tinha levado. Só para ela aprender o quanto é feio ser gulosa!!!
Hoje ela vem aqui em casa outra vez, porque, como eu disse, sou uma pessoa boa, que não guarda mágoas. Mas dessa vez, com a pipoca, a coisa vai ser diferente. Vou comer a minha bem rápido e depois vou avançar na dela, só para ela ver como é bom! Essa coisa de gula é muito feio! Nem que a minha barriga explodir, mas vou comer e beber tudo. Fiz doce de abóbora do jeito que ela gosta, para compensar, mas tava tão gostoso que acabei comendo tudo enquanto tava quente. Minha barriga tá meio estranha agora, talvez porque eu não seja de comer muito, mas acho que a pipoca vai ajudar a melhorar. Dessa vez vou agradar um pouco a Vandete, minha amiga gulosa, só para ela ver que não sou como ela. Vou colocar bastante molho e queijo na pipoca dela...
CINTHYA NUNES VIEIRA DA SILVA - Advogada, mestra em Direito, professora universitária e escritora - São Paulo
OS MEUS LINKS