Cfd. ALUIZIO DA MATA - MARIA, OBRA PRIMA DO CRIADOR

Na ermida da Canção Nova, onde o Terço é rezado, existe uma figura de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços. O artista que fez a obra conseguiu dar às imagens uma beleza muito grande. Poderíamos dizer que, conseguiu dentro das possibilidades humanas, uma perfeição de traços e cores.
Ao rezar o terço hoje, como sempre o faço às seis horas da manhã, ligado na TV Canção Nova, veio-me ao pensamento fazer uma comparação:
- Se um ser humano conseguiu dar a Jesus Menino e à Sua Mãe expressões tão bonitas, imagine Deus ao gerar Jesus e criar Maria! Pode nossa mente imaginar o que fez Deus nessas duas pessoas?
Já não falo pelo lado espiritual, pois nelas não há defeitos. Aventuro-me a falar sobre o aspecto físico. É sabido, por relatos bem antigos e transmissão da tradição, que Jesus era um homem muito bonito. Nele a perfeição dos traços fisionômicos se fazia notar.
Mas, e Maria? Pode alguém imaginar diferente daquele que pensa que Maria foi a criatura mais bonita que Deus fez? Pode, por mais crítico que seja, alguém pensar em Maria sem uma beleza digna da perfeição? Se um pintor procura dar a maior beleza à sua obra, imagine Deus, que é o maior artista que possa existir!
Pelos cálculos possíveis de serem feitos, Maria viveu 13 anos e dois meses depois da Ressurreição de Jesus. Levando em consideração que ela tenha se casado aos 15 anos, como era o costume da época e somados os 33 anos que Jesus viveu, ela teria vivido em torno de 60 anos. Sabendo que ela passou por grandes privações, por grandes medos e angústias, por enormes sofrimentos físicos e espirituais, lógico será pensar que isto pos a ter refletido em sua aparência. Que mulher que sofrendo o que ela sofreu, vendo a trajetória e o fim de Jesus, não teria estampado em suas feições tantos sofrimentos?
Mas, aí vem a grande Obra de Deus! Ele faz com que a pessoa depois de deixar esta vida terrestre, tenha um aspecto diferente daquele que tinha quando vivia neste mundo.
A perfeição do espírito se faz presente. Com Maria muito mais que isto aconteceu, pois além do espírito ela foi assunta ao Céu de corpo e alma. Primeiro, porque ela teve a assistência de Deus desde antes de nascer e a tem até agora. Segundo, porque nas diversas aparições dela em épocas diferentes, a descrição de sua figura é feita como a de uma mulher muito jovem, de beleza indescritível.
Por isto, mesmo que o autor que pintou Maria e Jesus Menino tenha conseguido fazer uma obra de arte, não pode ter expressado totalmente a beleza real dos modelos. Pode ter alguém a pretensão de ser melhor artista do que o Criador de
todas as artes? Feliz é quem ama Jesus, mas que ama também Maria Santíssima. Feliz é o vicentino que a tem como protetora. Pense sempre em Maria, criatura sem mancha ou defeito, físico ou espiritual, pois ela é a Obra prima de Deus.
ALUIZIO DA MATA - Vicentino, Sete Lagoas, Brasil