Com a proximidade do Dia de Finados, achamos oportuno pesquisar a origem da tradicional coleta que – Vicentinos e Vicentinas – membros da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), fazem todos os anos nos portões dos cemitérios de Jundiaí.
Corria o ano de 1925 e como o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo enfrentava sérias dificuldades financeiras, o seu Diretor, Rodrigo Soares de Oliveira, e o Presidente do Conselho da SSVP-Jundiaí, - Germano Bracher -, lembraram que na referida data a presença de pessoas no cemitério era enorme.
O Hospital, do qual fui diretor, foi fundado em 1902 pelos Vicentinos, pioneiros em projetos de inclusão social em nossa cidade, com a criação (05/10/1897) da primeira Conferência Vicentina, que recebeu o nome da nossa padroeira.
A brilhante ideia de lançar a coleta de donativos nos portões do Cemitério Nossa Senhora do Desterro, único na época, partiu desses saudosos confrades.
Com uma pequena sacola em uma das mãos, pediam em voz alta – “Esmola para os pobres” -. E protegendo-se do sol, em outra mão o guarda chuva. Era um quadro, simplesmente, maravilhoso.
Como a iniciativa foi um sucesso, ela foi repetida nos anos seguintes e estendida aos novos cemitérios, permanecendo até hoje, cuja arrecadação é destinada às famílias assistidas pela SSVP.
As ações vicentinas acham-se, de maneira indelével, representadas por milhões de atendimentos efetuados nestes 116 anos de atuação, através do Hospital (1902), da Cidade Vicentina (1939), da gestão do Cemitério Parque dos Ipês (1972), do qual fui o seu primeiro presidente, administração do estacionamento do Velório Central, dispensários de alimentos e vestuários, do Centro de Formação Vicentina e, principalmente, pelas Conferências Vicentinas – célula mater da SSVP.
Como nossa homenagem, destacamos a excelente participação da Irmãs Franciscanas na gestão do Hospital, até o ano de 1973.
No ano passado a SSVP recebeu, no nosso centenário Teatro Polytheama o título honorífico – Diploma de Reconhecimento – concedido pela nossa Câmara Municipal, através da indicação do Vereador Leandro Palmarini.
Como neste ano a SSVP comemora o bicentenário do nascimento do Beato Antonio Frederico Ozanam (1813-1853), líder do grupo de jovens que a fundou em Paris, em 1833, ela foi homenageada com uma Sessão Solene pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ato este que ocorreu no dia 13 de setembro, em São Paulo.
O pedido foi feito pelo nosso Prefeito – Pedro Bigardi – com indicação do Deputado Estadual – Marcos Martins.
A SSVP está presente em 148 países, dos cinco continentes, através de 51 mil Conferências Vicentinas e cerca de 800 mil membros e 1.500.000 de colaboradores.
Faustino Vicente – Consultor de Empresas e Órgãos Públicos, Professor e Advogado – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo - Brasil
OS MEUS LINKS