A figura de Maria, assim como a de Jesus, sempre me fascinou.
Não quero comparar Maria com Jesus, pois isto seria impossível, já que Jesus é Deus, já que é uma das três pessoas da Santíssima Trindade.
E fico pensando: No entanto, Ela tem uma relação direta com a Santíssima Trindade! Como pode isso? Ser Filha de Deus, Esposa do Espírito Santo e Mãe de Jesus! Mistério insondável e impressionantemente belo. Se pudéssemos explicar, como tentam algumas pessoas, Deus não seria Deus.
Mas hoje quero pensar em Maria como uma mãe como as outras mães.
A começar pelos momentos difíceis pelos quais passou, quando se viu grávida sem conhecer homem algum. Como explicar uma gravidez assim?
Mas Ela não teria que explicar nada. Teria apenas que viver o Plano e Deus, depois que resolveu, com coragem, dar o seu SIM.
“Enfrentar” José, cara a cara e se dizer grávida sem nunca ter tido relações com ele deve ter sido um momento sublime por parte dela e por parte dele. Depois, com certeza, viver as angústias e expectativas que qualquer mãe sente quando está esperando um filho.
Quanto ao sexo, ela já sabia, pois o anjo já lhe tinha dito que Ela iria ter um filho que deveria se chamar Jesus. Mas como ele será? Como terá sido a preparação de um pequeno enxoval para ele? Sabemos que eram, Ela e José, pessoas simples, que viviam do trabalho. Não tinham riqueza e nem luxo. As roupinhas do Menino Jesus foram as mais simples possíveis, mas como Maria deve tê-las feito!... Com que carinho deve ter tecido panos, costurado peças, escolhido cores... Com que carinho José fez um bercinho para o menino que iria chegar!
Se uma mãe comum tem muitos cuidados sobre esses pontos, imagine Maria se sabendo Mãe do Filho de Deus!
Volto à questão das situações de mulheres grávidas, suas reações e suas preocupações. Teria Maria ficado com enjôos? Teria tido “desejos” de comer coisas e alimentos estranhos? Teria Ela pedido a José para conseguir uma fruta que não tinha naquela região? Teria ela se preocupado com o parto? Teria ela se preocupado em saber se Jesus seria perfeito no físico? Onde estaria José na hora do nascimento de Jesus? Penso que na aflição de ver Maria tendo os primeiros sinais do parto, José deve ter saído do estábulo para procurar um médico ou uma parteira para ajudar Maria. Se ele encontrou alguém, não sabemos. E nem sabemos se ele ao voltar, ainda teria tido a oportunidade de ajudar em alguma coisa. Teria Maria sofrido dores no parto? Se Ela não teve pode ter sido porque Deus não queria antecipar os sofrimentos que mais tarde teria. Se teve dores pode ser porque Deus já queria mostrar-lhe como teria de sofrer por Jesus, como sofrem todas as mães pelos seus filhos.
Mas uma coisa que me fascina é pensar quais canções Maria cantava para ninar Jesus. Já imaginaram com que amor, com que doçura, com que enlevo ela o fazia? Teria Ela inventado canções novas como Jesus merecia ou cantado simplesmente as músicas que Ana cantava para Ela?
De qualquer maneira, Jesus deve ter tido momentos em que gostaria de retornar ao colo de Maria e novamente escutar as canções de ninar...
ALUIZIO DA MATA - Vicentino, Sete Lagoas, Brasil
OS MEUS LINKS