A verdade é aquilo que existe, é real, é correcto, o contrário da mentira. A verdade é algo absoluto. É a realidade e não muda, nem depende da opinião das pessoas. A verdade continua a ser verdade, mesmo quando muitos não acreditam que é verdade A verdade é imensa. Ela engloba toda a realidade.
Verdade é também a afirmação do que é correcto, do que é seguramente certo, e está dentro da realidade apresentada.
A verdade é muitas vezes desacreditada e o cepticismo é a descrença ou incredulidade da verdade. Aquele que tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado de céptico crónico.
A verdade dos factos exerce grande importância no julgamento das acções humanas. Quando uma verdade deixa dúvidas, é imprescindível verificar a sua veracidade, que podem ou não incriminar um indivíduo.
Uma verdade pode ser demonstrada sem ser reconhecida como verdadeira, por não ser muito clara. Diz-se que é um postulado, pois precisa ainda de comprovações para se chegar à real verdade.
Para a corrente filosófica conhecida como relativismo a verdade é relativa, ou seja, não existe uma verdade absoluta que se aplique no plano geral. Assim, a verdade pode se aplicar para algumas pessoas e para outras não, pois depende da perspectiva e contexto de cada um.
A verdade absoluta é aquela que é verdade todo o tempo e em todos os lugares. O que é verdade para uma pessoa é verdade para todos. Por ex.: “Todos precisam de ar para respirar” ou “as pessoas não podem viver ao mesmo tempo no passado e no futuro”.
Verdade e filosofia. Uma das características do ser humano é a busca permanente pela verdade, é o desejo de comprovar a veracidade dos factos e de distinguir o verdadeiro do falso e que frequentemente nos coloca dúvidas no que nos foi ensinado. A busca pela verdade surge logo na infância e ao longo da vida, estamos sempre questionando as verdades estabelecidas pela sociedade, e a filosofia tem na investigação da verdade o seu maior valor.
O que a Bíblia diz sobre a verdade. A Bíblia diz que a verdade existe e pode ser conhecida. Não está fora do nosso alcance. Devemos procurar a verdade porque a verdade nos liberta
(S. João 8, 33)
De acordo com a Bíblia a verdade está em Deus. Ele sabe todas as coisas e criou tudo o que existe. Deus não mente, tudo o que diz é verdadeiro.(Salmos 119 e 160).
Podemos encontrar a verdade na palavra de Deus.
Deus revelou a verdade na palavra de Deus. Quando Jesus veio ao mundo como homem, ele mostrou-nos a verdade de uma forma que podemos compreender. Jesus é a expressão exacta de Deus na Terra e falou apenas a verdade(João 1.17 e Hebreus 1, 3).
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. (Salmos 119 e 142).
“Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço que tu és um homem de Deus
“Mas quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiara em toda a verdae; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo, e vos anunciará o que há-de vir” João 16,13
“Quer que todos os homens e mulheres se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” 1 Timóteo 2,14.
“Aquele que é palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória do Unigénito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” João 1,14.
Podemos conhecer a verdade através de Jesus. Jesus é a verdade e revela Deus para todos nós. Quem aceita a verdade que Jesus morreu por todos nós e decide viver para ele, fica liberto do poder do pecado (Efésios 1,13-14).
Cada pessoa deve procurar conhecer cada vez mais a verdade. Para nos ajudar temos:
A Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus, que Ele inspirou certos homens a escrever. Nela podemos encontrar a verdade e descobrir como aplicá-la em nossas vidas, para o bem (2 Pedro 1,20-21 e (João 17,17).
O Espírito Santo. Cada pessoa que é salva tem o Espírito Santo morando dentro de si; Ele nos dará a entender a Bíblia e a viver na verdade (João, 14,16).
A Igreja. Como Igreja, crescemos todos juntos no conhecimento da verdade; o convívio com outros crentes ajuda-nos a reconhecer a verdade, rejeitando a mentira
(Efésios 4,16-16).
A verdade em S. João(Apóstolo). O conceito de “verdade” em S. João tem sido objecto de estudos especiais porque se distancia substancialmente dos demais textos do Novo Testamento.
Como conclusão: Todos nós queremos viver num clima de verdade. Verdade em todos. Só num clima de verdade é que pode haver justiça, amor, progresso, amor e felicidade.
os sectores da nossa vida.
Por isso, todos nós, homens, mulheres, crianças, jovens de qualquer estrato social, políticos, governantes, militares, sacerdotes, jornalistas, professores, juristas, advogados, juízes, devemos ter a preocupação de agir em conformidade com a verdade.
Como já foi dito - o ponto de referência da verdade é Jesus Cristo que também é Deus.
Por isso aqueles que têm a função de legislar, como é caso das Assembleias da República ou Regionais, como os governos da República ou RegionaL, como os Comandantes militares, como os Presidentes da República ou os Reis das Nações, antes de aprovarem uma lei deviam interrogar-se no seguinte:
Será que esta lei estará em conformidade com a verdade de Cristo, que é verdade?Só aprovaria a lei se não colidisse com a verdade daquele que é a Verdade – Jesus Cristo. Alguns podem dizer: mas eu não sou cristão praticante e vou legislar para crentes e não crentes. O legislador não deve ter a principal preocupação de agradar a um grupo de pessoas, mas sim legislar aquilo que é justo e que não colida com a verdade essencial. A verdade não deve ter, apenas, uma característica relativa, mas sim uma característica absoluta.
(continua no próximo número)
ANTÓNIO FRANCISCO GONÇALVES SIMÕES - Sacerdote Católico. Coronel Capelão das Frorças Armadas Portuguesas. Funchal, Madeira. - Email goncalves.simoes@sapo.pt
OS MEUS LINKS