A palavra “amoroso” é um adjectivo que provém do substantivo “amor” com o sufixo “oso”. Há várias palavra relacionadas com “amoroso”:carinhoso, meigo, amorosamente, amorosa, meiguiceiro e requebrador., Há várias expressões em que se emprega o termo “amoroso”:
- Qu sente amor :terno, carinhoso, meigo, sorriso amoroso.
-Propenso ao amor: que tende para o amor, amorável, tem um génio amoroso.
-Que é suave, macio, brando, tem um clima amoroso.
-Tem um modo terno.
-Que é carinhoso, que demonstra afecto, é meigo, é um cão amoroso.
Amoroso também pode ser empregue como substantivo: por exemplo: este é um filme para os “amorosos”.
A Igreja e a Bíblia. A Igreja de Deus é como uma Mãe Amorosa:
As Sagradas Escrituras descrevem as características que distinguem a Igreja de Deus, e qualquer outra. Parte de sua singularidade vem do amor incondicional de Deus presente em seus membros.”Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.João 13,35.
O amor de Deus é como o amor de uma mãe por seus filhos, mas o amor de Deus é ainda mais profundo. A verdadeira Igreja de Deus porta-se como uma mãe carinhosa com seus filhos.
A Israel do Antigo Testamento era vista como uma mãe e seus cidadãos como filhos. A Bíblia usa o termo mãe para ilustrar o amor de Deus e Seus filhos filhas ( 2 Coríntios 6,18). “Como a alguém que sua mãe consola, assim Eu vos consolarei…”(Isaías 6,13).
Descrevendo a forma como Paulo e outros anciãos serviam a Igreja, ele escreveu: ”Fomos bondosos quando estávamos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos”( 1 Tessalonicenses 2,7).
A Igreja de Deus tem as características de uma mãe cuidadosa e amorosa. A mãe tem desejo natural de nutrir e proteger. No entanto, essa capacidade de carinho e protecção é limitada pelo facto de ser humana e carnal. Os membros da Igreja de Deus sabem e compreendem, no entanto, que Deus é a fonte do amor espiritual da Igreja. O apóstolo João define a Deus como amor:”Porque Deus é amor( 1 João 4,8). Ele também define o que é o amor de Deus” Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” 1 João 5,3).
Os Dez Mandamentos, escritos em Êxodo 20 e Deuteronómio 5, resumem como devemos amar a Deus e nosso próximo .Jesus os sintetizou em dois grandes mandamentos:”
“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mat.22,37-39)- Estes dói grandes mandamentos denotam o amor de Deus..Eles são praticados de forma voluntária e protectora. Os membros da Igreja esforçam-se para praticar esse amor divino. Os membros da Igreja seguem o exemplo de Seu Salvador, Jesus Cristo(Mateus 5,38-48).
Eles estão preocupados com duas grandes prioridades: colocar Deus em primiro lugar em suas vidas e amar ao próximo como às suas próprias vidas (Mat. 22,36-40). Apesar de não serem perfeitos, membros da Igreja de Deus vivem e refletem o amor do Deus Eterno. Eles ensinam o amor de Deus – que se preocupa com os oytros- que faz parte do Evangelho de Cristo. Aguardamos ansiosamente o tempo m que todos os seres humanos vão experimentar o amor de Deus dessa maneira. Até lá, o dia do estabelecimento do Reino de Deus na Terra, nós vamos encorajando e recebendo as pessoas que desejam compartilhar connosco o amor de Deus, expressado por Sua Igreja.
O amor de casal. O amor entre um casal é um relacionamento muito especial! Deus criou o casamento para ser relacionamento abençoado, cheio de amor entre os dois cônjuges. O amor de casal é muito forte e ajuda a vencer as dificuldades no casamento.
O amor de casal na Bíblia.
“Então , o Senhor Deus declarou:”Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe responda” Génesis “2,18
“Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem:”Esta, sim, é osso dos meus ossos, e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles tornarão a ser uma só carne”.
(Génesis 2,22-24). Assim, eles já não dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo9 espera, tudo0 suporta”. 1 Coríntios 13,4-7.
“Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dela cuida, como também Cristo faz com a Igreja”. (Efésios, 5,28-29.).
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo põe ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! ,E, se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém,. manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras nãse rompe com facilidade” Eclesiastes 4, 9-12.
“Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada .Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à sua mulher da sua mocidade”. Malaquias 2,15.
Ponha-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braça: pois o amor é tão forte quanto a morte e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. Nem muitas águas conseguem apagar o amor: os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado”.Cânticos 8, 6-7.
“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço: escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens” Provérbios 3,3-4.
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor; estes três; mas o maior destes é o
O amor”. S. Paulo aos Coríntios 3,13.
ANTÓNIO FRANCISCO GONÇALVES SIMÕES - Sacerdote Católico. Coronel Capelão das Frorças Armadas Portuguesas. Funchal, Madeira. - Email goncalves.simoes@sapo.pt
OS MEUS LINKS