Contagioso é uma palavra que deriva do substantivo “contágio” com o sufixo “oso” formando o adjectivo contagioso. É aquilo que se transmite por contágio. Dum modo figurado, é aquilo que se imita sem querer. É o que se passa pelo contacto, que se transmite ou se propaga por contágio . Por exemplo : doença contagiosa . bactéria contagiosa .É capaz de contagiar, de influenciar o comportamento de alguém: que se espalha de uma pessoa para outra , de um lugar para outro. Por exemplo : tristeza contagiosa. Há alguns sinónimos: transmissível e contagiante.
Contagioso pode ser uma infecção viral comum e contagiosa provocada por um vírus. Muito frequente em crianças, sobretudo nas que têm eczema atópico. Embora por vezes também possa aparecer em adultos. Causa nódulos ou pápulas elevadas com o centro deprimido, semelhante a pérolas, de cor branca, rosada ou amarelada. O vírus afecta principalmente menores de 15 anos. As pápulas geralmente são indolores e não dão prurido. Podem afectar qualquer área da pele, mas situam-se normalmente no tronco, braços e pernas. Geralmente curam sem intervenção entre seis a doze meses e não deixam cicatrizes. Em casos menos comuns, pode levar até quatro anos para a cura ocorrer. Não tem qualquer gravidade ou influência na saúde geral e, por isso, não faz parte legal de doenças de evicção escolar obrigatória.
Várias doenças contagiosos que podem existir no nosso corpo:
A Influenza. É uma doença infecciosa causada por um vírus. Existem os tipos A,B e C. Os tipos que afectam o ser humano, actualmente, são:do tipo A de Hong Kong., A da Rússia e B. São doenças altamente contagiosos, espalham-se com facilidade nas famílias, colegas de classe etc. Os sintomas são mais graves que a gripe normal.
Febre: bastante alta, persiste durante 3 a 7 dias. Mesmo baixando, ressurge após 1 ou 2 dias. A febre vai e volta. Corpo: causa moleza e falta e apetite. Dores: causa dores de cabeça, nas articulações e nos músculos. Barriga: frequentemente surgem dores, vómitos e diarreia. Tosse; agravam posteriormente e casa muita secreção nazal.
O Sarampo.. É uma doença infecciosa causada pelo vírus do sarampo. Altamente contagiosa, surgem muitas complicações associadas com a doença, considerada como doença grave.
A Rubéola. É uma doença contagiosa causada pelo vírus da rubéola. Conhecida também como sarampo de três dias. Contrair robéola no início da gestação pode causar anomalias ao bebé.
A Caxumba. É uma doença contagiosa causada pelo vírus da caxumba.
A Varicela. É uma doença contagiosa causada pelo vírus”herpes Zoster”.
A Erisipela. Doença causada pelo vírus B 19 parvovírus humano. Caso contrai na gestão há risco de aborto.
A Herpangina . É gripe de Verão causada pelo vírus. São vários os vírus causados e herpangina, surgindo com frequência. A doença causa febre alta 38º. A 40C durante 1 a 4 dias surgem bolhas na língua e no interior da garganta, que uma vez rompidas, viram estomatite causando muita dor.t
Doença de mão, pé e boca. Infecção causada por virus, constantes no verão. Devido à existência de vários tipos de virus causadores da doença, pode-se contrair várias vezes. Restabelece após alguns dias.
Roséola infantil. Doença infecciosa causada pelo vírus de herpes 6 que geralmente afectam as crianças de 4 meses e 2 anos. A febre após 3 dias. É impossível diagnosticar até surgirem as erupções cutâneas
Febre da Piscina. Doença contagiosa causada por vírus. Contrai-se principalmente em piscinas, mas também há risco e contágio em noutros locais Causa febre alta de 39º. a 40ª. C(principalmente à noite durante 5 dias(média). Causa dor de garganta e congestão da membrana conjuntiva(olhos vermelho) causando também dor e cabeça, dor e barriga e diarreia,
Molusco contagioso O molusco contagioso(Molluscum contagiosum) é uma infecção viral cutânea causada pelo vírus Poxvirus, comum e frequente nas crianças, embora também possa aparecer em adultos. Nos adultos é na maioria dos casos uma infecção sexualmente transmissível. Como se transmite?A transmissão ocorre por contacto pele com pele, durante as relações sexuais.Pode, muito raramente, ocorrer transmissão através de objectos ou roupa(toalhas) em ambientes húmidos(saunas, piscinas).
Como e manifesta? Manifesta-se pelo aparecimento na pele de pequenas pápulas/vesículas, de cor branca ou rosada de centro deprimido. Podem atingir qualquer parte do corpo, dependendo do local de contágio, mas nos adultos localiza-se no púbis e área genital, incluindo o períneo. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode existir comichão ou inflamação(por coceira) Nos imunodeprimidos podem estender-e a várias partes da pele e/ou confluir formando massas volumosas.
Como se trata? Não há um tratamento específico para o molusco contagioso.A opções terapêuticas são: aplicação de agentes tópicos que destroem as lesões, ou destruição mecânica com rotura das vesículas.
O câncer é contagioso?
Não. O câncer não é contagioso. Mesmo os cânceres causados por vírus não são contagiosos como um resfriado, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio . No entanto,, alguns vírus oncogénicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contacto sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas, por exemplo para injectar drogas.
O amor é contagioso, disse o Santo Padre Francisco..Nas palavras do Papa Francisco, cada um dos nossos actos tem uma consequência, e até o mais pequeno vestígio de injustiça e de maldade põe ser uma ameaça para o mundo. Os insistentes apelos do Papa em defesa da dignidade e dos direitos humanos são o principal tema dos ensinamentos neste livro,., se não se promove a justiça. Não basta evitar a injustiça, se não se promove a justiça. Com palavras genuínas e alerta, Sua Santidade ensina-nos a sermos misericordiosos, como Jesus foi quando perdoou aqueles que o cruxificaram, e a recusarmos a justiça de olho por olho, dente por dente”. Ser cristão é viver e testemunhar a fé mediante a oração, as obras de caridade, a promoção da justiça, a prática do bem. Este é um evangelho de amor e de justiça, que iluminará o leitor nas suas escolhas e acções ao longo da vida. Não é a cultura do egoísmo e o individualismo que muitas vezes regula a nossa sociedade e a capacidade de ver no outro, não um concorrente ou um número, mas um irmão. E todos nós somos irmãos.
ANTÓNIO FRANCISCO GONÇALVES SIMÕES - Sacerdote Católico. Coronel Capelão das Frorças Armadas Portuguesas. Funchal, Madeira. - Email goncalves.simoes@sapo.pt
OS MEUS LINKS