A palavra “escandaloso” provém do su8bstantivo “escândalo” com o sufixo “oso”, formando o adjectivo “escandaloso”. Provém, também “ do latim “ scandalosu” que significa : abominável. Tem vários sinónimos: depravado, imoral, indecoroso, indigno, injurioso, ofensivo, indecente, vergonhoso”,deplorável “Escandaloso” é aquele que produz escândalo, é aquele que vai contra as convenções da moral e dos bons costumes de determinada sociedade, é o que choca e provoca indignação ou repúdio.
Exemplos de frases onde se emprega o adjectivo “escandaloso”:
“.A morte tirou a obra do lado mais escabaloso” e insignificante”?.
“.O árbitro deixou de marcar um penalti “escandaloso” a favor do Benfica.
“O amor escandaloso virou união estável, e, a essa união, os nossos juristas telúricos, académicos, de meia pataca e pataco inteiro, deram o nome de polifectiva, quem tal qual sua matriz homoefectiva, semanticamente, é palavra vazia, mas, politicamente, tem embutido certo quê.
“O viés asiático é escandaloso”.
~”Para o nosso tour, porém, embarcamos num micro-ónibus” adaptado e cheio de chintra, com janelas panorâmicas, vídeo e o logótipo escandaloso do TMZ.-
“ Quando ele fundou a antropologia já procurou ao evadir do preciosíssimo escandaloso.”.
“Eis um número muito mais escandaloso do que em Londres
Escandaloso e a Bíblia..Na Bíblia, quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento há passagens que se referem aos escandalosos.
-“ 1Reis 22-46 diz-se:”Também desterrou da terra o resto dos rapazes escandalosos que ficaram nos dias de Asa, seu Pai”.
“.Ezequiel 20, 18-19 diz-se:”Mas disse Deus a seus filhos no deserto:”Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com o seus ídolos”.
-S. Marcos, 9, 41-48: “E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem -lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos e lançarem-no ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na via, do que, com, as dias mãos, ires para a geena, para o fogo que não se apaga, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à Geena,”onde o verme não morre e o fogo não se apaga.”.
-S. Mateus, 5,29:”Portanto, se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perderes um dos teus ógãos do que todo o teu corpo ser lançado fora à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado `Geena”.
-S. Lucas, 17.1-6:”Disse Jesus aos discípulos:””É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os causa! Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos..Tende cuidado convosco! Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes ao dia sete vezes te vier dizer: “Arrependo-me”, perdoa-lhe”.
A Bíblia tem sido utilizada como instrumento de acusação, exclusão, condenação e segregação. Principalmente quando o assunto é homossexualidade. Dentre tantos textos bíblicos utilizados pelos fundamentalistas religiosos, há outros menos conhecidos, mas igualmente importantes nos estudos da Teologia Inclusiva. Um exemplo são os versículos do primeiro Livro dos Reis: Alguns pregadores têm-se utilizado da expressão” rapazes escandalosos” como uma referência aos homossexuais. Tal interpretação é subjectiva e carregada de preconceito, afinal”escandalosos”, para tais pregadores, é um adjectivo perfeito para traduzir a sua versão acerca dos homens homossexuais. A expressão não é clara. Exactamente por isso, tem sido utilizada de forma inadequada por aqueles que desconhecem seu real significado. Qual era o pecado cometido por esses rapazes?
A Bíblia contesta a prostituição em qualquer esfera. Quando ela faz referência às prostitutas cultuais(qedessha) não está condenando sua orientação homossexual, mas a prática sexual idólatra. O mesmo vale para o termo qedesh(prostituto sexual). Enxergar homoafectividade nesses testos bíblicos exige um alto grau de desconhecimento sobre o contexto histórico do antigo Testamento.
Outras passagens da Bíblia que tratam do “escândalo”:
“Ai do mundo, por causa dos escandalosos, porque é mister que venham escândalos”, mas ai aquele homem por quem o escândalo vem”S, Mateus 18,7
“,Mas nós pregamos a Cristo cruxificado, que é escândalo para os Judeus, e loucura para os gregos”. 1 Coríntios 1,23.
“Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos” 1 Coríntios 8,9.~
“Não demos nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”.2 Coríntios 6.3
“Aquele que ama a seu irmão está na luz. E nele nãoi há escândalo” 1 João 2,10
“E disse Jesus aos discípulos: É impossível eu não venha, escândalos, mas ai daquele por quem vierem”. Lucas 17,1
“Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo”. Filipenses 1,10-
“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, ne, aos gregos, nem à Igreja de Deus”. 1 Coríntios 10,32
~Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do eu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem, iniquidade”. Mateus 13,41
“E rogo-vos, irmãos, que opteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes, desviai-vos deles”. Romanos 16,17.
“Não destruas por causa da comida a obra de Deus, É verdade que tudo é limpo, mas mal vai o homem que come com escândalo. Romanos 14, 20
“Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao Senhor, pela seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado”. Levítico 4,3.
“. Como está escrito, eis que eu ponho em Sião um, a pedra de tropeço e uma rocha de escândalo. E todo aquele que crer nela não será confundido” Romanos 9,33
“Ele, porém voltando-se disse, a Pedro: Para trás de mim. Satanás, que me serves de escândalo, porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”. Mateus 16, 23.
ANTÓNIO FRANCISCO GONÇALVES SIMÕES - Sacerdote Católico. Coronel Capelão das Frorças Armadas Portuguesas. Funchal, Madeira. - Email goncalves.simoes@sapo.pt
OS MEUS LINKS