”Fantasioso” é um adjectivo formado do substantivo “fantasia” com o sufixo “oso”. É uma palavra que é do domínio da fantasia. E da imaginação. Há várias palavras relacionadas com a palavra fantacioso: fantástico, fantasiosamente, caraminhola, romântico, utópico, mirabolante..
Há 16 sinónimos de romântico para 4 sentidos da palavra fantasia:
-“Apaixonado e poético”-apaixonado, amoroso, arrebatado, exaltado,
lírico e poético.
-“Sentimental”l: meloso, piegas, sentimental, sentimentalista.
-“Sonhador”-:devaneador, fantasioso, imaginativo, romanesco,
Sonhador.
Há vários exemplos e frases, nas quais se emprega o termo”fantasioso”:
-“E disso que vive “A Forma da Água” desses sobressaltos em que algo de realmente fantasioso ocorre.”.
-“Há uma bússola moral dentro deles neste mundo “fantasioso”.
-“Nesse ponto, resulta quase fantasioso congelar a condição de um jardim”.
-“Obeso, comodista, fantasioso e fanfarrão, é uma mistura de Sancho e Dom Quixote
como não cansa de explicar o autor”,
-“Para isso a levam para um mundo fantasioso, com música, teatro, dança e circo.
-“Agora isso pode soar como um conto fantasioso”,
-“E não tenha medo de sobrecarregar o interior e torná-lo muito fantasioso e
romântico”.
Por que o “Evangelho de Judas” não faz parte da Bíblia? Porque há muita fantasia.
Além dos 4 Evangelhos que fazem parte da Bíblia Sagrada, há ainda os Evangelhos apócrifos. A tradução do Evangelho de Judas, que na verdade já era conhecido de Santo Irineu, por volta do ano 180,. Nada traz de novo para a Igreja. Os apócrifos são livros do Antigo e Novo Testamento que a Igreja rejeitou por não serem inspirados pelo Espírito Santo, e assim não os colocou na Bíblia(índice) desde o ano 200 com o cânone de Muratori e outros concílios como o de Cartago do século III e IV,.
Os Apócrifos foram excluídos da Bíblia por serem fantasiosos sobre a pessoa de Jesus e outros personagens bíblicos, principalmente os evangelhos gnósticos serem fantasiosos sobre a pessoa de Jesus Cristo e outros personagens bíblicos ou por possuírem heresias, especialmente os evangélicos gnósticos. Esses foram encontrados numa caverna da cidade egípsiade Nag Hammadi em 1945.Alguns levam os nomes dos Apóstolos e outros personagens bíblicos, mas não foram escritos por eles
.
Livros Apócrifos no Antigo Testamento. No Antigo Testamento temos os seguintes livros apócrifos: Jubileus, A Vida de Adão e Eva:
1 Henoque; 2 Henoque; Apocalipse de Abraão; Testamento de Abraão; Testamento de Isaac¸Testamento de Jacó; Escada de Jacó José e Asenet; Testamento dos Doze Patriarcas; Assunção de Moisés; Testamento de Jó Salmos de Salomão; Odes de Salomão; Testamento de Salomão; Apocalipse de Elias; Ascensão de Isaías; Paralipómenos de Jeremias; apocalipse de Sedrac; 3 Esdras; Sibilinos; Pseudo-Filon¸3 Macabeus; 4 Macabeus; Salnos 151-155; Oração de Manassés; Carta de Aristeu, As Dezoito Bênçãos; Ahigar; Vida dos Profetas; Recabitas.
Livros apócrifos no Novo Testamento. Os Apócrifos no Novo Testamento são: Evangelho segundo os Hebreus(gnóstico)- fim do século I; Proto Evangelho de Tiago(História do nascimento de Maria);Evangelho do Pseudo Tomé;(gnóstico);-meados do século II; o Evangelho de Nicodemos; Evangelho dos Ebonitas ou dos Doze Apóstolos;-meados do século II; O Evangelho segundo os Egípcios;-meados do século II: O Evangelho de André-Século II-III;Evangelho de Filipe;- século II-III; Evangelho de Bartolomeu- século II-III; Evangelho de Barbnabé; Evangelho de Judas(gnóstico).
Há ainda a acrecentar os seguintes livos O drama de Pilatos; A morte e assunção de Maria: A Paixão de Jesus; Descida de Jesus aos Infernos;Declaração de José de Arimateia; História de José, o carpinteiro; Atos de Pedro; Atios de Paulo, Atos de André; Atos de André; Atos de João; Atos de Tomé; Atos de Filipe; Atos de Tadeu; Epístloas de Barnabé;Terceira Epístola aos Coríntios:_sec.II; Epístola aos laodicenses- fim do séc. II: Caratas dos Apóstolos;-séc II; Correspondência enre Sébeca e São Paulo-séc. IV; Apocaplise de Pedro;-século II;Apocalipse São Paulo –Século IV E Sibila Cristã-século III.
Qual o porquê deste livros apócrifos não fazerem parte da Bíblia Sagrada que é usada nos dias de hoje?- Uma das razões é porque o conteúdo desses livros apócrifos era muito fantasioso. Outra razão é porque tornava a Bíblia Sagrada muito volumosa e havia necessidade de ter dois ou três volumes.
Vivemos, hoje, numa era de tecnologia orientada pela fantasia e cresce rapidamente o número de pessoas que vivem em mundos de fantasia. A imaginação humana é um dom de Deus e pode ser usada tanto para p bem quanto para o mal, mas a condição decaída do ser humano e da existência de poderes espirituais das trevas significam
que existem grandes perigos em viver fantansiando. A primeira aparição da palavra”imaginação” na Bíblia é uma advertência sobre as imaginações do mal. No primeiro livro da Bíblia-o Génesis 6,5, lemos o seguinte:”E viu o Senhor que a maldade do homem(homem e mulher) se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente”.
A mesma coisa acontece na vida dos indivíduos.. Se a imaginação se torna pervertida , a vida das pessoas reflectirá isso mesmo O coração é a fonte das acções do ser humano.
Controla a fantasia e serás feliz!
ANTÓNIO FRANCISCO GONÇALVES SIMÕES - Sacerdote Católico. Coronel Capelão das Frorças Armadas Portuguesas. Funchal, Madeira. - Email goncalves.simoes@sapo.pt
OS MEUS LINKS