A palavra “fastidioso” vem do substantivo “fastídio ou fastio com o sufixo “oso” formando o adjectivo “fastidioso. Provém também do latim fastisiosus, a,um. É um adjectivo que causa fastio, ou aborrecimento e tem como sinónimos: aborrecido, enfadonho, enfastioso, entedante, maçado. É o que mostra mau humor= infortunio e rabugento.Há Palavras relacionadas com fastidioso: lengalenha, enfastioso. maçante, enfadonho, fatigante, monótono, tedioso, fastidiosamente, monotónico, falação, palhada e vácuo.
Frases que incluem o termo “fastidioso”:
-“ O processo da paz irá ser um processo demorado e fastidioso. Continuo, porém, convencido de que é possível, com a necessária confiança”.
-“ Essa crença, num círculo fastidioso e monótono de repetidas transmigrações, roubou dos mortais em luta, a sua esperança”.
-“A fim de evitar aos conselhos de cooperação ou de associação o trabalho fastidioso de elaboração de um grande número de decisões para estabelecer, caso a caso, as modalidades e condições humanas técnicas específicas da participação de cada país em cada programa, a presente comunicação propõe, em contrapartida, uma abordagem em duas fases inspirada nas experiências anteriores”.
-“-Como saberão, actualmente, na Unia Europeia, quando ocorre um divórcio e existem crianças é frequentemente difícil e fastidioso garantir pagamento das pensões alimentares, quando um dos cônjuges foi viver para outro país”.
-“Se fossem espíritos. forçoso seria convir em estarem eles adstritos a um papel por demais mecânico para seres inteligentes e livres, papel bem fastidioso, mesmo para Espíritos inferiores e, pois, com mais forte razão, incompatível com a ideia que fazemos dos Espíritos superiores”.
Que diz a Bíblia sobre o fastídio e portanto sobre o ser fastidioso?
A palavra “fastidioso” ´ é o termo que utilizamos para descrever uma constante moléstia Podemos ter uma dor de cabeça fastidiosa ou uma tosse fastidiosa. fstidiar significa também Rebanhar” repreender ou pressionar contantemente. As crianças que não aprenderam bons costumes podem fastidiar os pais sobre as regras e os desejos. Os chefes podem podem fastidiar os seus empregados pelas tarefas que não fizeram.os cônjuges podem fastidiar-se mutuamente pelas tarefas domésticas. O fastídio pode tornar-se em hábito, inclusivamente como um rasgo do carácter que faz que os outros não os queiram ver. O fastídio é um comportamento negativo e ´+e algo que a Bíblia nosn diz que devemos evitar. Os exemplos mais famosos do fastídio encontram-se na história de Sansão. Embora que estivesse destinado à grandeza((Juizes 13, 1-5, Sansão foi néscio com respeito às mulheres. Deixou-se vencer pelos seus inimigos em duas ocasiões diferentes pelo fastídio das mulheres. Com as quais se relacionacva. Em Juízes 14, se narra a história de Sansão casando-se com uma mulher filisteia e caiu numa cilada que fizeram o malvados”porque ela o estava fastidiando com tanta insistência.”. Depois, Sansão conhece Dalila, outra filisteia. Ela também foi utilizada plos seus inimigos compatriotas para enganar Sansão. Sansão cedeu à petição de Dalila sobre o segredo da sua força e em Juízes, 16,16, diz-nos como ela prevaleceu; dia após dia esteve a fastidiá-lo até que Sansão se fartou de tanta insistência O fastídio levou o homem a um final trágico, já que tinha um grande potencial para que Deus o utilizasse.
O Livro dos Provérbios tem muito que dizer sobre a convivência co uma esposa fastidiosa, por exemplo em Provérbios 119,13 e 21,19: Em provérbios 25,24 diz-se “ ´+E melhor viver só debaixo e uma árvore do que numa casa preciosa com uma esposa que só busca fastídio. Uma esposa que fastidiosa é tão molesta como uma goteira contínua num dia de chuva. Uma das razões pelas quais o fastídio normalmente se associa com as esposas tem que ver com a forma em que os homens e as mulheres estão designados. As mulheres tendem a ser mais verbais que os homens e resolvem os problemas, solucionam, os conflitos e encontram soluções ao falar delas. Os homens costumam sr menos verbais, a mais orientados às tarefas, e não respondem quando as mulheres intentam dar-lhes instruções. Quando as esposas pedem que eles façam uma tarefa, os maridos às vezes entendem como uma atitude mandona ou um desejo de control, de maneira que contestam nem se propõem fazer as coisas à sua maneira. A esposa ao ser verbal. Insiste uma e outra vez sobre esse erro, o cenário está preparado para uma relação fastidiosa. O fastidiar-se pode converter-se num hábito antes que se dar conta, tanto para o que fastidia como para o fastidioso. O cenário está preparado para uma relação fastídio/ resistência. O fastiador pode converter-se num hábito antes de dar-se conta. O fastiador e o fastiado têm certa responsabilidade para cambiar essa prática.No caso de Snsão em vez de expor claramente as suas intensões e as razões das meas, permitiu que as mulheres da sua vida seguiram fastidiando-lo. O fastídio delas fpi favorecido pela sua falta de limites claros,o que as levou a crer que se persistiam, ele cederia,E tinham razão. Os meninos aprendem a fastidiar-se pelas mesmas razões. Um pai pode acabar facilmente com o hábito de fastidiar estabelecendo limites e cumprindo sempre com as consequências anunciadas Provérbios 13,24; 19.18, 23,13 )- Os cônjuges podem romper o ciclo do fastídio reconhecendo o que não funciona e estabelecendo melhores padrões de comunicação.
Como diz S. Paulo aos Efésios 4,29 –“Devemos cuidar as nossas palavras e falar”Nenhuma palavra corrompida saia da vossa boca, se não que seja boa para a necessária edificação, a fim de dar graça aos ouvintes” O fastídio não é proveitoso, não edifica e não brinda nenhum benefício aos que escutam”.
ANTÓNIO FRANCISCO GONÇALVES SIMÕES - Sacerdote Católico. Coronel Capelão das Frorças Armadas Portuguesas. Funchal, Madeira. - Email goncalves.simoes@sapo.pt
OS MEUS LINKS