A palavra “furioso” provém do substantivo “fúria” com o sufixo “oso” formando o adjectivo “furioso”. Esta palavra, .também, provem do latim” furiosus, a, um”.Tem o significado de louco, insensato, furioso. ´E um adjectivo que denota fúria, irritado, raivoso., colérico, impetuoso, violento,.muito erritado,, entusiasta, apaixonado, impossível de controlar, arrebatado, excessivo, forte, extraordinário, pessoa que perdeu o uso da razão, adepto entusiasta, ardente, enfurecido, enravecido.
Frases que incluema palavra “furioso”::
-“A gente daquela localidade vinha dia após dia,. Cobrindo o chão com ramos de sabugueiro e enchendo o ar de lamento “furioso”.
-“A pouco mais de dez minutos do fim d partida, incinformado, Júlio deu um soco sobre a mesa do bar e saís “furioso”, em direção à sua casa-
A epístola de Sp. Pedro,2,9 diz o seguinte:. Se a graça é como um oceano, estou afundando Esse é um trecho da música. Ele me ama feita pelos livres..E, em actos 27,15 diz: ae, sendo arrebatado onavio e não podendo navegar contra o vento, cedemos a sua força e nos dexávamos levar.E na minha bíblia Quing James diz: e não podemos mais suportar a fúria do mar, renderam~se a ele. E lendo este texto eu fiz uma comparação muito louca com o amor de Deus, que vem como um mar furioso e quando
Nos deparamos com esse amor não temos como vencê-lo e então acabamos rendendo-nos. Oh! que maravilhoso! Temos um Deus de amor tão grande e poderoso que quando nos deparamos com esse amor não há oura opção a nãop ser se rende? Sim! Mas então porque várias e várias pessoas não conhecem esse amor’ E a´s vem o choque porque não querem? Olhar para a cruz é fácil, eu já olhei e não senti nenhum amor, mas olhar para a cruz, querendo participar dela e com um coração quebrantado e disposto,é maravilhoso! Se o navio ondePaulo estava não estivesse naquele mar, ele teriasido vencido por auqela tempestade? Óbvio que não! Só a um jeito de conhecer esse amor a ponto de se tornar tão grande e falarmos quenem SimãoPedro: Para onde iremos Senhor? E o ónico jeito é navegar sobre esse amor, querer mergulhar nesse amor, querer ser levado.
Muitos de nós, infelizmente fazemos o que nem eles estavam fazendo antes. E se eles tivessem continuado a nada contra, eles nuncau iriam vencer a tempestade e nunca sairiam vivos daquele navio, Mas eles tomaram uma decisão. Deixaren-se levar. E no fim, Deus salvou-os(Actos 27,23-24). Até quando você vai navegar contra a tempestade do amor de Deus’? Atéquando você não render-se a esssa “fúria”Até quando é que vice vai achar que a melho rmaneira de escapar dessa vida chata e monótona é vivendo do seu jeito,navegando contra as coisas da biblia. Até quando você vai achar que o seu jeito de viver é o melhor?Sinto-lhe dizer, mas navegar cobtra a tempestade do, de Deus o levará para a morte, mas eu posso dizer,porque eu já expirementei esse amor e nodermos a esse amor não é com só no fim que seremos salvos, mas em vida, é a melhor experência. Deixe-se ser levado pelo amor de Deus…
Provérbios:
-“ 20,2- Um rei furioso é como um lão faminto; quem quiser o rei furioso
está arriscando a própria vida-
-“Como o rugido do leão´o amor do rei furioso arriscando a p´pria alma”.
-Como o bramido do leão,é o terror do rei; o que lhe provoca a ira peca contra a sua
própria vida!
-“Como o bramido do leão é o terror do rei, o que provoca a sua ira peca contra a sua
própria alma”.
-“A cólra do rei é como rugido do leão: quem o irrita arrisa vada”,
O que é que a Bíblia diz sobre ficar furioso? A Bíblia ensina que não controlar a raiva ou ira, faz mal a quem alimenta este sentimento e a quem está por perto.(Provérbios 29,22).âs vezes, a pessoa talvez tenha motivos para ficar furiosa. Mesmo assim, a Bíblia diz que quem tem constantes”acessos de ira” não será salvo.(Gálatas 5, 19-21).A Bíblia tem princípios que podem ajudar-nos quando ficarmos irritados.
Será que ficar furioso é sempre erradpo? Não. Nalguns casos.há motivos para nos sentirmos assim. Por exemplo, Neemias, um homm fiel a Deus, ficou “muito zangado” quando soube que alhguns dos que também adoravam a Jeová estavam a ser oprimidos- Neemias,5,6.
Às vezes, Deus também viça irado. Por exemplo: a” ira de Jeová acendeu-se contra” o seu povo quando eles deixaram de cumprir o acordo de adorar somente a ele e começaram a adorar deuses falsos.(Juízes,2:13, 14) Mesmo assim, a ira não é uma caractrística marcante da personalidade de JEOVÁ Deus. Ele não fica furioso e controla sempte a sua ira(E´´Éxodo 34,6; Isaías 48,9
Quando é que errado ficar fourioso? Ficar furioso é errado quando não há motivos para nos sentirmos assim ou quando ao sentimento mão controlado. Isso é o que normalmente aconttece quando humanos imperfeitos ficam irados. Por exemplo: Caim”ficou furioso” quando Deus rejeitou a ofenerta dele. Caim deixou que a sua fúria crscesse acabou por matar o irmão. Gen. 4,3-8.
O profeta Jonas “ficou muito zangado” quando Deus mostrou compaixão plos minivitas. Deus também lhe disse que ele dvia ter sentido pena daquekles pecadores arrependidos- Jonas 3,10. Estes exemplos mostram que, porcausa da imperfeição,” a ira do homem não produz a justiça de Deus”- TIiago 1,20
Como é que se pode controlar a ira? Alguns talvez achem que deitar para fora a raiva toda, é um sinal de força. Mas na verdade, quem não consegu controlar a ira tem uma fraquexa grave.”Como uma ciidade arrombada, sem muralhas, é o homem que não se consegue conttrolar(Prov´rbios 25,28 e 29,11). Por outro lado. Quando cultivamos a capacidade de controlar, mostramos que somos realmente fortes e que temos discernimento.(Provérbios,14,29). A Bíblia diz:”Quem não se ira facilmente é melhor do que io homem valente2- Provérbios,16,32.
Controle-se antes que faça alguma coisa de que se arrrependa depois O Salmo 37,8 DIiz “deixa a ira e abandona o furor; não te aborreças e não te voltesparafazero mal.” Repare que, quando nos sentimos furiosos, temos uma escolha; passar o assunto por alto antes que antes que a ira nos lve a “fazer o mal” Como diz Efésios 4,26 :. “Fiquem furiosos mas não pequem”.
Ore para ter paz mental.. A oração podeajudá-lo a ter a “paz de Deus, que está além de toa a compreensão” Filipenses 4,7, A oração é uma das muitas maniras de receber o espírito santo e Deus.Esse espírito pode ajudar-nos a desenvolver qualidades de receber o espírito santo de Deus.Esse spírito p+ode ajudar-nos a desenvolver qualidades como paz, paciência e autodomínio. Lucas 11,13 e Gálatas 5,22,23.
ANTÓNIO FRANCISCO GONÇALVES SIMÕES - Sacerdote Católico. Coronel Capelão das Frorças Armadas Portuguesas. Funchal, Madeira. - Email goncalves.simoes@sapo.pt
OS MEUS LINKS