Na Idade Média, o entrechoque (ou melhor, a disputa de terreno) entre os dois poderes, o espiritual e o temporal, foi prolongada e deu-se em todos os níveis, desde o mais elevado, com papas e imperadores em confronto, até as aldeias mais modestas, nas quais igualmente párocos e pequenos senhores locais se defrontavam.
Entre as duas esferas, teoricamente bem distintas, havia uma enorme faixa cinzenta, em que ambas tinham interesses e, pela própria natureza das coisas, estavam envolvidas. Foi nesse contexto que se deu a rumorosa “Questão das Investiduras”, que se arrastou por muitos anos.
Em resumo, a quem deviam os bispos e os abades de grandes mosteiros sua elevação aos respectivos cargos? Recorde-se que, na ordem concreta dos fatos, até certos papas foram indicados por imperadores, assim como imperadores e reis foram designados e depostos por papas. Por outro lado, muitos bispados possuíam senhorios temporais de vulto, pelos quais eram dependentes do poder temporal, que se julgava por isso com direitos de nomear e conforme o caso depor os dignitários eclesiásticos. Muitos mosteiros tinham, também sido instituídos graças à liberalidade de reis ou de senhores feudais, que julgavam poder exercer, por si e seus descendentes à perpetuidade, certo poder sobre aquela instituição. Essa confusão de esferas não era conveniente, sem dúvida, a nenhuma das partes, mas o fato é que ela existia e naquelas circunstâncias de tempo e lugar não parecia possível evitá-la. Enquanto as duas esferas, de comum acordo, se entendiam, tudo andava bem. Mas quando interesses mais baixos e menos nobres infeccionavam o relacionamento entre ambas, era de se recear o pior.
O auge do conflito entre o Papado e o Império se deu na segunda metade do século XI, quando o Imperador Henrique IV desafiou o Papa São Gregório VII e foi por este deposto. São Gregório, que antes de ser Papa tinha sido o monge Hildebrando, na Abadia de Cluny, estava empenhado num amplo esforço de reforma da Igreja, que passou para a História como Reforma Gregoriana e é considerada, pelos historiadores, como o coroamento do processo da Reforma Cluniacense. Era de procedência social muito modesta, mas, como era relativamente comum na Idade Média, essa circunstância não impediu que chegasse ao mais alto trono da Europa, o de São Pedro.
Henrique IV, encorajado por bispos alemães a ele dedicados, chegou ao ponto de pretender depor o próprio Papa. Vejam-se algumas passagens da carta que no ano de 1076 dirigiu ao pontífice:
“Henrique, rei não por usurpação, mas pela piedosa ordenação de Deus, a Hildebrando, agora não mais Papa, mas falso monge: (...) Ousastes ameaçar, tomar a realeza de nossas mãos, como se nós a tivéssemos recebido de vós, como se a realeza e o império estivessem em vossas mãos e não nas de Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo chamou-nos para a realeza, mas não vos chamou para o sacerdócio. Vós subistes por estes degraus, a saber: pela astúcia, que a profissão monástica abomina, por dinheiro; pelo dinheiro, por favores; pelo favor, por meio da espada. Pela espada chegastes ao trono da paz, e de cima dele destruístes a paz. Armastes vossos súditos contra seus prelados; vós, que não fostes chamado por Deus, ensinastes que nossos bispos, que o foram, devem ser desprezados (....). Vós atingistes também a mim que, embora sem merecê-lo, fui sagrado rei entre os escolhidos. Este erro o fizestes comigo, pois de acordo com a tradição que os santos padres me ensinaram devo ser julgado somente por Deus e não serei deposto por nenhum crime que não seja - que isto não ocorra! - o de desviar-me da Fé. (...) Descei, portanto, condenado por este anátema e pelo juízo comum de todos os nossos bispos e de nós mesmo. Renunciai à Sé Apostólica que vos haveis arrogado. Deixai que outro que não mascare a violência com a religião, mas que ensine a pura doutrina de São Pedro, suba ao seu trono. Eu, Henrique, rei pela graça de Deus, juntamente com todos os nossos bispos, vos ordenamos: Descei! Descei!, condenado para sempre.” (Carta de Henrique IV a Gregório VII. In: M. G. H. Constitutiones et acta, I. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora UNESP, 2000, p. 129-131)
Henrique, confiado no próprio poder e no apoio que recebia dos bispos que lhe eram afeitos, provavelmente não avaliou suficientemente a coragem, a determinação e a força moral de São Gregório. Veremos na próxima semana a resposta do pontífice.
ARMANDO ALEXANDRE DOS SANTOS - é licenciado em História e em Filosofia, doutor na área de Filosofia e Letras, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Portuguesa da História.
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