Raro é o dia que não ouça, a ala esquerda do parlamento – e não só, – em altos e impetuosos gritos (será para amedrontar?): que o povo é infeliz; que a saúde é péssima; e que os jovens emigram, em busca de emprego e felicidade.
Tanto repetem, tanto espalham as funestas ideias, que me convenci que tinham carradas de razão.
Pois não se sabe, que os jovens, procuram no exterior, o que não encontram na Pátria? E que a saúde, prestada pelo Estado, é tão má, que quem tem dinheiro – quiçá os mesmos que louvam o serviço publico, – recorrem ao serviço privado?
Aliás, desde que me lembro, desde pequenino, escutava à porta da “Brasileira”, velhos e respeitáveis senhores, cochicharem – não fosse a PIDE adivinhar, – que a culpa da infelicidade e da pobreza, era de Salazar.
Se foi, não sei; mas diziam e dizem ainda que sim… Sei, acreditando no que se diz no parlamento, é que agora, ainda não está bem…
Assim afirmam, os representantes do povo, bem pagos por esse mesmo povo, que dizem viver com dificuldade e sacrifício…
Enfim, como têm sempre razão…eu acredito.
Mas eis que surge na imprensa diária, sondagem do Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica – Lisbon, revelando: – que oitenta por cento dos portugueses, estão satisfeitos com a segurança, que existe; setenta nove por cento, com a saúde, que há; setenta dois por cento sentem-se felizes com o que têm. E por fim, conclui: que os jovens com menos de vinte e cinco anos, são os que mais gostam da vida que têm.
Talvez, porque a maioria estuda… e encontram-se bem instalados no “hotel” da mamã. Empregos? Não há… Ainda bem… para muitos da geração canguru. Se a sondagem for correcta – tenho as minhas dúvidas, – fico por saber: se os políticos andam bem informados; ou informam-se pelos militantes, ávidos de benesses.
Por mim, confesso: já não sei quem fala verdade. Se ainda se fala verdade…
HUMBERTO PINHO DA SILVA - Porto, Portugal
OS MEUS LINKS