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Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015
JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI - ALFABATIZAÇÃO E A LUTA PRIORITÁRIA DE EDUCAÇÂO PARA TODOS!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comemora-se a oito de setembro, o Dia Internacional da Alfbatetização, criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), cuja luta prioritária, é a educação para todos. Trata-se de uma data de suma relevância, já que há milhões de iletrados no mundo, que precisam ler e escrever, para o resgate da cidadania e da auto-estima. Com efeito, um dos pontos altos da Declaração de Hamburgo sobre educação de adultos, em 1997, foi o reconhecimento de que a educação permanente não constitui apenas um direito de todas as pessoas, mas é uma das chaves para as aspirações de cidadania do século 21.

           De acordo com Koichiro Matsubana, economista, diplomata japonês e membro da Unesco, "milhões de indivíduos, particularmente mulheres, não têm acesso ao direito básico da educação. Há também muitos outros que, como resultado da degradação da posição econômica e social, estão perdendo o controle até dos conceitos básicos que já tinham adquirido e encontram-se diante do analfabetismo funcional. A pobreza e a exclusão são as principais responsáveis por isso. Elas fazem lembrar que o desenvolvimento econômico não assegura necessariamente o desenvolvimento social”.(08/07/2000 - "Folha de São Paulo" - pág. 03).

          Efetivamente, alfabetizar é um processo que se desenvolve ao longo de anos e está longe de se resumir a sentar o aluno num banco escolar, para aprender a escrever o próprio nome e ler um bilhete simples, critério há muito utilizado para avaliar o aprendizado de jovens e adultos sem domínio de leitura e escrita. Associar o desenvolvimento educacional ao desenvolvimento social é fundamental para que se obtenham resultados positivos verdadeiros no processo de alfabetização, principalmente no caso daqueles que perderam a chance de passar pela escolarização regular.

            Invoquemos novamente Koichiro Matsubara: "A Unesco coloca a alfabetização no topo de sai lista de prioridades. Somente a mobilização de toda a comunidade internacional poderá fazer face a esse desafio. Gostaria de homenagear, neste dia muito especial, todo aqueles que, dia após dia, dedicam-se, freqüentemente como voluntários e em condições particularmente difíceis, a esse nobre e generoso combate."

             De acordo com Jorge Werthein, sociólogo argentino e doutor em educação pela Universidade de Stanford, os desafios deste milênio, sobretudo os que se referem à urgente necessidade de reduzir a miséria e a exclusão social, “requer a instauração de um sistema permanente de educação de adultos, para erradicar o analfabetismo e assegurar, ao longo da vida, condições de aquisição e renovação dos conhecimentos básicos indispensáveis” e conclui que “a educação de adultos deve seguir um caminho que leve em conta as experiências do homem adulto, que valorize e reconheça seus aprendizados tácitos. Não se trata só de mudar a linguagem ou dar aos conteúdos uma sequência diferente, mas, antes, de encontrar novos estilos de ação, que associem o trabalho aos problemas sociais e políticos da vida cotidiana dos adultos” (Folha de São Paulo – 1.3 – 07 de junho de 1998 – artigo “Educação de Adultos e Democracia”).

            Muitos estudiosos já destacaram que diante do quadro de desigualdades sociais no mundo, a educação, também de adultos, sobressai como estratégia insubstituível para proteger direitos humanos e combater a pobreza, requisitos fundamentais da construção democrática. Num momento em que desenvolvimento é sinônimo de conhecimento, em que se produz uma admirável revolução no campo das comunicações, é intolerável que tantos brasileiros continuem a ter seu acesso barrado ao mundo da cultura e da informação, apesar dos significativos avanços nos últimos tempos. Por isso não deve ser descurado o combate ao analfabetismo e quando o Estado não propicia condições para tanto, evidentemente que o voluntariado se faz cada vez mais necessário, já que o setor privado, preenchendo uma lacuna deixada pelo Poder Público, beneficiar-se-á das conquistas neste campo. No Brasil, felizmente há um grande número de grupos que atuam nesta área.

     A Constituição Federal dispõe em seu art. 3º, incisos I a III, que "constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de desanimação". Para que alcancemos tão nobres e importantes propósitos, a Educação se mostra como fator manifestamente preponderante, razão pela qual a alfabetização é uma ferramenta de extrema utilidade, a ser permanentemente utilizada e aperfeiçoada.

 

 

 

JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI é advogado, jornalista, escritor e professor universitário. É presidente da Academia Jundiaiense de Letras .(martinelliadv@hotmail.com)



publicado por Luso-brasileiro às 13:00
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