Determinados meses do ano são marcados por características fortes e importantes para a vida de uma nação ou das pessoas. Outubro, que se inicia na próxima quarta-feira, invoca, entre outros, a criança (dia 12) e também os professores (dia 15), que juntos, representam um futuro melhor para qualquer país do mundo e que não recebem a atenção que deveriam. E no próximo domingo, teremos eleições municipais no Brasil, que despertam a importância do exercício da cidadania através do voto e da permanente fiscalização dos eleitos, para que promovam o bem comum, atuando em função dos interesses coletivos, o que infelizmente não vem ocorrendo.
Além disso, há muitas comemorações. Logo a primeiro de outubro se celebra o DIA INTERNACIONAL DOS IDOSOS, baseado numa declaração de princípios, entre os quais, independência, participação, bem-estar, desenvolvimento e dignidade que devem ser outorgados às pessoas da terceira idade. Em sequência, dia dois, homenageando o nascimento de Gandhi, por seus preceitos de ações pacíficas como forma de resolução de conflitos, festeja-se o DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA.
O DIA DOS ANIMAIS, dia quatro, foi escolhido porque a Igreja Católica celebra o Dia de São Francisco de Assis, que amava demasiadamente a natureza, a ponto de chamar o Sol e a Lua de irmãos e enxergar, nos bichos, provas da bondade de Deus. Em seguida, o “DIA DA AVE”, 05 de outubro, evidencia a afirmação do ornitólogo Johan Dalgas Frisch, que “a vivência com os pássaros nos dá uma formação de paz, amor e respeito ao próximo” (representação viva da liberdade).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove em todo o País a Semana Nacional pela Vida, que se encerra com o DIA DO NASCITURO, dia 08, com o objetivo de promover a maior valorização da existência humana, desde seu início, na concepção, até a morte natural.
O DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE, 10 de outubro, objetiva chamar a atenção para este tipo de violação que ainda se insere em na legislação criminal de diversos países. Dois dias depois e apesar de ter sido motivado por um apelo histórico (descoberta da América em 1492), o DIA DO MAR também é lembrado em função da preocupação mundial com a poluição marinha. Afinal, os oceanos cobrem três quartos do planeta.
No dia 12, também se comemora o DIA DA CRIANÇA. E para os católicos há outra celebração, o DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, Padroeira do Brasil. Duas festividades que indicam a relevância de reverenciarmos os valores cristãos, humanos e familiares, sem os quais é impossível construir uma sociedade fraterna e solidária, capaz de operar as necessárias transformações sociais. O DIA DOS PROFESSORES, 15 de outubro, ressalta a relevante missão do magistério.
O DIA DA MISÉRIA, instituído a 16 de outubro, tenta lembrar à opinião pública sobre as dimensões da pobreza, que deixa bilhões de habitantes sem acesso ás mínimas condições de uma vida digna. Na mesma data, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura comemora o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, cujo objetivo principal é o de disseminação dos conhecimentos relativos aos alimentos e a importância destes, inclusive, referentes à saúde dos humanos.
A Universidade De Pádua, na Itália, proclama no dia 18 de outubro de 1468, o evangelista e médico Lucas como patrono do Colégio dos Filósofos e dos Médicos. A partir dessa ocasião, a data passou a ser comemorada como o DIA DO MÉDICO, homenagem aos profissionais que exercem a arte de curar, através de métodos científicos.
Muitos outros festejos, entre os quais, o DIA INTERNACIONAL PARA REDUÇÃO DE DESASTRES e o DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, que somados aos acima indicados, completam o mês e são importantes para os direitos fundamentais do homem e estritamente relacionados com o futuro da sociedade, dos critérios de justiça, da participação, da fraternidade, do equilíbrio ecológico, da educação, da convivência social harmônica, da reflexão sobre a situação das crianças e da própria proteção da vida, que merece tutela legal desde a concepção.
JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI é advogado, jornalista, escritor e professor universitário. É presidente da Academia Jundiaiense de Letras (martinelliadv@hotmail.com)
OS MEUS LINKS