No dia 19 de julho no Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Futebol. A escolha da data se deu através da CBF- Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no país, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900. Essa modalidade esportiva chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com o tempo, tornou-se uma paixão do povo brasileiro, infelizmente deturpada nos últimos tempos pelo fanatismo de alguns torcedores.
DIA DA CARIDADE
Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no Brasil, oficializado com a Lei nº 5.063/1966, sendo que essa celebração ocorre em 19 de julho em todo o mundo. A data objetiva conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da fraternidade, como meio de desenvolvimento de auxílio e colaboração com o próximo.
Efetivamente, a caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, que insistem que a sua principal definição é “amar e ajudar o próximo”. Trata-se, portanto, de um amor sem segundos interesses. Para o cristianismo, é uma das três virtudes teologais, assim como a fé e a esperança.
DIA DA AMIZADE
O Dia da Amizade, comemorado a 20 de julho, foi criada pelo filósofo e sociólogo argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado pela chegada do homem à Lua, nesta data em 1969. O seu propósito original é incentivar a reflexão sobre esse importante e necessário instrumento de união entre as pessoas, notadamente num mundo extremamente consumista e competitivo. Com efeito, a amizade é doar-se, mas não é só isso. É também acolher e retribuir. Podemos, pois defini-la: “um dom recíproco”, um compartilhar, um comunicar mútuo, nas alegrias, nas fadigas, no trabalho, no estudo e nos ideais.
Diante da atual crise de valores, devemos meditar sobre o verdadeiro sentido que a amizade encerra, relevando sempre o relacionamento humano. Infelizmente, as funções de um amigo –dar um sorriso, um gesto de compreensão, um perdão, uma atenção, um cumprimento – estão se exaurindo no fechamento provocado peloegoísmo reinante e pelas equivocadas visões de que ter e aparecer são mais meritórios do que ser.
25 de julho. DIA NACIONAL DO ESCRITOR NO BRASIL
“Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira” (Carlos Drummond de Andrade).Homenagem aos escritores, grandes responsáveis pelo avanço no desenvolvimento da sociedade em todos os aspectos, até no de construir sonhos, sem os quais a vida não tem quase nenhum encanto.
JOÃO CARLOS JOSÉ MARTINELLI é advogado, jornalista, escritor e professor da Faculdade de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí. Ex-presidente das Academias Jundiaenses de Letras e de Letras Jurídicas (martinelliadv@hotmail.com)
OS MEUS LINKS