PAZ - Blogue luso-brasileiro
Domingo, 6 de Novembro de 2016
JOSÉ RENATO NALINI - POR QUE REFORMAR O ENSINO MÉDIO

 

 

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para José Renato Nalini

 

 

 

 

 

 

 

 

O ensino médio é a prioridade estabelecida pela Constituição da República para os Estados-membros. O ensino fundamental é atribuição dos Municípios e a Universidade corre por conta da União.

Entre 2008 e 2015, houve 8.074.881 matrículas no Ensino Médio brasileiro e, no mesmo período, os concluintes não alcançaram um quarto disso: foram apenas 1.913.013 formandos. Muitos começam o ensino que já se chamou clássico, científico ou mesmo normal – preparação ao Magistério – mas poucos o terminam. O que esses números significam?

Várias as possibilidades de resposta. Uma delas: a escola não seduz a juventude de 14 a 17 anos, que deveria cursar o ensino médio. São treze disciplinas, aulas prelecionais, distribuição física das carteiras desestimulante. A mocidade está antenada nas redes sociais e o uso do celular é proibido em sala de aula.

Na verdade, o Ensino Médio vai mal. Tem IDEB – índice de desenvolvimento do ensino brasileiro – estagnado desde 2011. O desempenho em Português e Matemática é hoje menor do que era em 1997. 1,7 milhão de jovens de 15 a 24 anos forma a geração “nem-nem”: nem estuda, nem trabalha.

Enquanto isso, 82% dos jovens de 18 a 24 estão fora do ensino superior. Algo grave, considerando que a população jovem do Brasil entrará em declínio a partir de 2022. Tudo indica – e os educadores não discordam muito sobre isso – que o atual sistema não produziu os efeitos desejados. Ao contrário, gerou mais desigualdade e estimulou a evasão. O Ensino Médio se converteu em preparação para o ENEM, de igual maneira pela qual as Faculdades de Direito se transformaram em cursos de preparação para os Exames da OAB.

Somente o Brasil possui uma base comum de três anos, em trilha única. Treze disciplinas, todas elas obrigatórias. Os demais países considerados muito acima da média, têm uma base comum de um ano e adota trilhas acadêmicas e vocacionais. Dentre eles, Austrália, Coréia do Sul, Finlândia, Portugal e Inglaterra. A França nem possui base comum. Todo o seu Curso Médio é mesclado de disciplinas acadêmicas e vocacionais.

Os diagnósticos a respeito da necessidade de alteração existem de há muito. Basta examinar a tonelagem de artigos, ensaios, propostas e teses de transformação. E o Plano Nacional da Educação, em sua meta 3.1, propõe “institucionalizar programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados”.

A proposta do MEC é prestigiar o protagonismo do jovem, pois tem seu foco no projeto de vida do aluno. Essa iniciativa já existe no ensino integral paulista e é entusiasticamente aceita pelo alunado. Concede-se ao jovem autonomia para escolher a área de seu maior interesse para aprofundamento de estudos ou já optar por uma área de ensino técnico. Este pode ser incluído na carga horária do ensino médio. Será possível escolher itinerários formativos diversificados do ponto de vista acadêmico ou profissionalizante, de maneira a tornar a escola mais atraente e conectada com a vida real.

O melhor de tudo é que não haverá blindagem do projeto, nem padronização alguma. Preserva-se a Federação. Cada Estado poderá oferecer cursos na vertente acadêmica ou na vertente técnico-profissional ou em ambas. E São Paulo já anunciou que discutirá a reforma durante todo o ano de 2017, com possibilidades de todos opinarem e se manifestarem. O que se quer é oferecer ao jovem uma educação consistente, sedutora, objetiva e divertida. Com isso, estimulá-lo a terminar o ciclo e a decidir com propriedade e completa autonomia, se fará a Universidade ou se preferirá mergulhar no mercado de trabalho, com profissão adquirida em pleno Ensino Médio. Todos estão convidados a participar dessa discussão e debates.

 

 Fonte: Correio Popular de Campinas | Data: 28/10/2016

 


JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.

 



publicado por Luso-brasileiro às 18:50
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
arquivos

Setembro 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

pesquisar
 
links