As pessoas andam muito irritadas. Ríspidas e pouco amigáveis. As discussões se desenvolvem num clima de animosidade, não se consegue obter que alguém ouça até o final uma argumentação. Menos ainda, obter um consenso.
Isso mostra quão árdua é a missão da escola. Escola serve para desenvolver potencialidades, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento dos atributos e talentos, até que o ser educando atinja a sua plenitude. Mais ainda, a escola serve para formar cidadãos. E o terceiro eixo inspirador da educação é qualificar para o trabalho.
Todas as três metas são relevantes. Mas no momento em que o Brasil enfrenta crise nunca dantes configurada em nossa História, é de singular interesse preparar pessoas aptas ao exercício do diálogo. Capacidade de ouvir, paciência, tolerância, compreensão. Atributos talvez mais importantes do que o acúmulo de informações. Estas jamais estiveram tão disponíveis, acessíveis a todos os que têm curiosidade intelectual e interesse genuíno em se apropriar do conhecimento.
Uma regra de ouro é aquela atribuída à era socrática: “conhece-te a ti mesmo!“. Há pessoas que chegam ao final da existência e não se conhecem de verdade. Explodem a qualquer estímulo, nem precisa ser provocação. Enxergam o mundo com ressentimento, destilam angústia e não conseguem ampliar o seu leque de relacionamentos.
A edificação de uma sociedade fraterna, justa e solidária é uma promessa do constituinte de 1988. Para alcançá-la, todos devem se debruçar sobre a missão mais relevante que se possa atribuir a uma criatura: semear bons sentimentos, cultivar o convívio saudável, levar a sério o supra-princípio norteador de todos os brasileiros e residentes no Brasil: a dignidade da pessoa humana.
Se todos os humanos merecem respeito como seres providos de ínsita dignidade, o diálogo é a única forma de relacionamento civilizado entre iguais. Não nos descuidemos disso.
Fonte: Diário de S. Paulo | Data: 21/04/2016
JOSÉ RENATO NALINI é secretário da Educação do Estado de São Paulo. E-mail: imprensanalini@gmail.com.
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