Um jovem cumpria seu dever no exército, mas era ridicularizado por ser cristão comprometido com a fé católica. Um dia, na intenção de humilhá-lo na frente do pelotão, o sargento da tropa pregou-lhe uma peça:
– Soldado Coelho, pegue esta chave, vá até aquele jipe e o estacione ali na frente.
– Mas, sargento, o senhor sabe que eu não sei dirigir!
– Soldado Coelho, eu não lhe perguntei nada. Vá até o jipe e faça o que lhe ordenei. Peça ajuda ao seu Deus e mostre-nos que Ele o ama.
O soldado, então, pegou a chave e foi até o veículo. Sentou-se no banco do motorista e fez esta oração: ‘Jesus, guia as minhas mãos e mostra a estas pessoas a tua fidelidade. Eu confio em Ti, Senhor, e sei que podes me ajudar. Amém’.
Em seguida, o garoto manobrou o jipe e o estacionou como queria o seu superior. Ao sair do veículo, viu todo o pelotão chorando e alguns de joelhos.
– O que houve gente? – indagou o soldado.
– Nós queremos o teu Deus, Coelho. Como fazemos para tê-lo? – perguntou o sargento.
– Basta aceitá-lo como Salvador; mas, por que todos decidiram por Jesus Cristo?
O superior pegou o soldado pelo braço e caminhou com ele até o jipe enquanto enxugava as lágrimas. Daí, levantou o capô e mostrou que o veículo não tinha motor!
Bem, eu sei, é só uma história, certo? Contudo, leitor, você acredita que isto pode acontecer ou acha que até Deus tem limites para fazer milagres? Quem já viu de perto graças impressionantes acontecerem – como eu, por exemplo –, sabe que nada é impossível neste mundo. E àquele que não tem fé, eu peço que espere um pouco mais. No tempo de Deus, aquilo que merece ser-lhe-á dado.
E se você está passando por provações não se desespere, pois Deus tem visto suas lutas. Confie que os maiores problemas estão chegando ao fim. Continue rezando na certeza que uma bênção maior está direcionada a você. No tempo certo, Ele lhe dará a vitória. Enquanto isso, não complique as coisas como nesta outra história:
Sherlock Holmes e Dr. Watson foram acampar. Montaram a barraca e, depois da refeição e algumas garrafas de vinho, deitaram-se para dormir. Horas depois, Holmes acordou e cutucou seu fiel amigo:
– Meu caro Watson, olhe para cima e diga o que vê.
– Vejo milhares de estrelas – respondeu o amigo.
– E o que isso significa? – perguntou Holmes.
Watson ponderou por um minuto e depois enumerou:
– Astronomicamente, significa que há milhares de galáxias e, potencialmente, milhões de planetas. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 3h15min pela altura em que se encontra a Estrela Polar. Teologicamente, posso ver que Deus é todo poderoso e somos insignificantes diante Dele. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia amanhã. Então, está tudo correto, senhor?
Holmes ficou uns instantes em silêncio e respondeu:
– Watson, seu idiota, significa apenas que alguém roubou a nossa barraca!
Pois é, a vida é simples, nós é que temos a mania de complicar. Também na religião, vejo com muita simplicidade algumas verdades que aprendi na infância. Este texto que recebi de um amigo retrata um pouco disso:
Nossa família se difundiu pelo mundo e é feita de todas as raças; somos jovens e velhos, ricos e pobres, pecadores e santos. Com a graça de Deus, abrimos hospitais para cuidar dos doentes, fundamos orfanatos e ajudamos os necessitados. Somos a maior organização caritativa do planeta, trazendo alívio e conforto para aqueles que tanto precisam.
Nós educamos mais crianças do que qualquer outra instituição, defendemos a dignidade de toda vida humana, preservamos o casamento e a família. Cidades receberam os nomes de nossos venerados santos, que percorreram o caminho do Céu antes de nós. Guiados pelo Espírito Santo, compilamos a Bíblia. Somos transformados pela Sagrada Escritura e pela Sagrada Tradição, que nos têm guiado firmemente por mais de dois mil anos!
Nós somos a Igreja Católica, com mais de um bilhão de pessoas na família, compartilhando sacramentos e plenitude da fé cristã. Por séculos, temos rezado por você e por todo o mundo, a cada hora, a cada dia, sempre que celebramos a missa. O próprio Jesus lançou os fundamentos da nossa fé quando disse a Pedro, o primeiro Papa: “Tu é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. A partir disso, nós tivemos uma linha ininterrupta de pastores guiando a Igreja Católica, com amor e verdade, num mundo confuso e doloroso de viver.
E nesse mundo cheio de caos, dificuldades e dor, é reconfortante saber que algumas coisas permanecem coerentes e fortes: nossa fé católica e o eterno amor que Deus tem por toda a criação. Portanto, se você está fora da nossa Igreja, o convidamos a voltar. Nossa família é unida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Também temos as infalíveis proteções da Virgem Maria, dos anjos e dos santos.
Nós somos católicos, apostólicos, romanos. Bem-vindo à sua casa!
PAULO R. LABEGALINI - Cursilhista e Ovisista. Vicentino em Itajubá. Engenheiro civil e professor doutor do Instituto Federal Sul de Minas (Pouso Alegre - MG)
OS MEUS LINKS